Vamos falar de marca

Como sempre digo o blog não é apenas sobre como é o futebol dentro de campo ou a maquiagem apenas aplicada, é sobre tudo que envolve um assunto, ou outro ou até os 2 juntos!

Então estava eu à procura de mais um post para o blog, quando vejo um link que me direciona para o logo da Eurocopa de 2012.

Eu como publicitária, marketeira, não posso deixar de falar sobre como é importante o conceito de construção de marca, principalmente para campeonatos.

A Eurocopa é a copa da Europa, como o próprio nome sugere! rs (Ok, podia ter ficado sem essa!), organizado pela UEFA e em 2012 será sediada em 2 paísies, Ucrânia e Polônia.

Mas o que eu quero falar aqui é como eles sabem aproveitar uma marca, como foi criado o conceito em cima do logo, etc.

O objetivo do logotipo é dar a UEFA EURO 2012 ™, uma personalidade própria, com a identidade visual que poderá ser aplicado à diversas ações promocionais (desde ingressos até banners para web).
O logotipo inspira-se na ‘wycinanka, a tradicional arte de cortar papel praticada em áreas rurais da Polônia e da Ucrânia, como uma homenagem à fauna e flora da região (olha como a pesquisa é importante para se criar um logo).
Ele parece estar “florescendo”- que pode ser o florescer do futebol e possui uma flor que representa cada um dos países co-anfitriões, uma bola central que simboliza a emoção e a paixão da competição, enquanto o tronco denota o aspecto estrutural da competição, a UEFA e o futebol europeu (o futebol nasceu na Europa, mais precisamente na Inglaterra). A natureza também inspirou outras características da identidade visual, com o uso do verde da floresta, o amarelo do sol, azul marinho, azul celeste e roxo amora. Tudo inspirado nas características da região.

Olha que bacana o material apresentado já com todas as suas formas de aplicação, espaçamento, versão negativa.

A marca assina “Creating History Together” (Juntos Criando História) e pretende refletir valores como “excelência”, “Europa”, “festividade”, “autenticidade”, “unidade”, “rivalidade” e “paixão”

Olha só o vídeo que fizeram para apresentar a marca que demais!

Para mim isso sim é construção de marca!

Apenas gostaria de frisar que a agência de desing que ganhou, foi escolhida após uma competição internacional que durou mais de um ano!

A Agencia explica que a marca/identidade visual foram criadas para inspirar e motivar os jogadores, os fãs, a família do futebol e as audiências de TV em todo o mundo.

Acho que eles conseguiram! rs

2 pensamentos sobre “Vamos falar de marca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s